Menu

Portal de Notícias

PM lança Operação “Agosto Lilás” com foco no combate à violência contra a mulher

A operação tem como objetivo principal a integração das forças de segurança.

A Polícia Militar de Minas Gerais lançou oficialmente, nesta sexta-feira (01), a Operação Agosto Lilás, campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, além da prevenção ao feminicídio. As ações se estenderão por todo o estado até o dia 4 de setembro de 2025.

Em Itabira, a solenidade de lançamento aconteceu na Praça do Areão, no Bairro Major Lage de Cima, e foi conduzida pelo Capitão Felipe Mucidas, contando com a presença do Delegado João Martins Teixeira, além de representantes do CREAM (Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher), CRAS e do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.

A operação tem como objetivo principal a integração das forças de segurança com instituições parceiras, promovendo ações de conscientização, prevenção e fortalecimento da rede de proteção às vítimas. Estão previstas atividades educativas, palestras, distribuição de material informativo e ações policiais com foco na redução dos índices de violência de gênero.

Segundo o Capitão Felipe Mucidas, o trabalho conjunto com os órgãos de assistência social e entidades de defesa da mulher é essencial para garantir um atendimento humanizado às vítimas e combater de forma eficaz esse tipo de crime. “A violência contra a mulher precisa ser enfrentada com firmeza e união. A Polícia Militar está comprometida com a causa e espera contar com o apoio da sociedade”, afirmou.

Durante o período da campanha, o 26º Batalhão da Polícia Militar intensificará ações em sua área de atuação, com foco na prevenção, orientação e repressão qualificada. A PM destaca a importância da participação da população no combate à violência, por meio de denúncias feitas pelos canais 190 e 181. O sigilo é garantido.

O Agosto Lilás é um momento simbólico de mobilização nacional e estadual pelo fim da violência contra a mulher, em alusão à sanção da Lei Maria da Penha, que completa 19 anos em 2025. A campanha reforça a importância do acolhimento às vítimas, da denúncia e do envolvimento de toda a sociedade.

Leave a Reply

Sair da versão mobile