Na última terça-feira (17), a Polícia Civil de Minas Gerais, por meio do 12º Departamento de Polícia Civil com sede em Ipatinga, deflagrou a Operação Carga Pesada, com o objetivo de combater um esquema criminoso de fraudes envolvendo cargas de café supostamente sinistradas.
Durante a operação, foram cumpridos 13 mandados judiciais de busca e apreensão nas cidades de Manhuaçu, Manhumirim e Aimorés. As investigações apontam a participação de três homens, com idades não divulgadas, além de proprietários e funcionários de empresas de transporte, na falsificação de boletins de ocorrência relatando, de maneira fraudulenta, o extravio, furto ou roubo de cargas.
Segundo a Polícia Civil, os suspeitos registravam falsos sinistros com o objetivo de receber o valor do seguro, ao mesmo tempo em que se apropriavam da carga de café para revenda, gerando prejuízos às seguradoras e concorrência desleal no mercado.
Durante o cumprimento dos mandados, os agentes apreenderam equipamentos eletrônicos, aparelhos celulares, documentos e outros materiais que serão analisados para o aprofundamento das investigações.
Ao todo, 32 policiais civis participaram da ação, com efetivo vindo de unidades ligadas ao 12º Departamento de Polícia Civil de Ipatinga. As investigações prosseguem e novas diligências não estão descartadas.
A Polícia Civil reforça seu compromisso com o combate à fraude e ao crime organizado em todas as suas formas.