Um total de 3,8 toneladas de drogas apreendidas exclusivamente pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) foram encaminhadas, nessa segunda-feira (1/7), para incineração em uma siderúrgica, na cidade de Ouro Branco, região Central do estado.
O chefe do Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc), delegado-geral Rodrigo Bustamante, enfatizou a relevância da ação. “Essa incineração demonstra claramente o comprometimento institucional no combate ao tráfico de drogas, principalmente do Denarc que, com atuação em âmbito estadual, consegue reprimir essa modalidade criminosa”, ressaltou.
A incineração dos narcóticos representa não somente sua destruição física, mas também a retirada de entorpecentes do mercado ilícito, a descapitalização das organizações criminosas e a diminuição do acesso às substâncias danosas para a saúde pública.
Dessa forma, o chefe do Denarc falou sobre a importância das denúncias feitas pela sociedade no combate ao tráfico. “Contamos também com a colaboração da população de bem, que pode cada vez mais denunciar essa prática delituosa”, reforçou.
Participaram da ação as equipes do Denarc e do Instituto de Criminalística, além de promotores do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e outras autoridades.