Populares, na manhã deste sábado (19), utilizaram um aplicativo de mensagens instantâneas para denúncia a aglomeração de pessoas na noite de ontem (18), na rua Edmar Brechó, em uma praça em frente à delegacia de Polícia Civil, em Santa Bárbara. O local amanheceu completamente sujo com várias garrafas e copos jogados na calçada.
Nas fotos, que foram transmitidas nos grupos do WhatsApp, mostra como ficou o cenário da “farra” nesta manhã. A praça havia várias garrafas de cervejas, copos plásticos e entre outros lixos que foram jogados no chão e nos canteiros.
A reportagem entrou em contato com o proprietário do bar. O comerciante Breno Novais disse que realmente a aglomeração de pessoas na praça aconteceu devido a reabertura do bar que foi anunciada nas redes sociais.
Breno Novais afirmou que o vídeo foi gravado em dezembro do ano passado e utilizado apenas para anunciar o retorno das atividades na noite de ontem (18), que na noite de ontem foram tomadas todas as medidas de prevenção contra o coronavírus conforme previsto no decreto municipal.
“As pessoas se aglomeraram na praça, que é um local público, dentro do meu bar havia somente 50% de sua capacidade, porém algumas pessoas levaram bebidas em caixas de isopor, que as atividades do bar foram encerradas por volta das 21h e as pessoas permaneceram na praça”, disse o comerciante.
O Tenente Elson, comandante da Polícia Militar em Santa Bárbara, disse que o ocorrido foi um afronto ao estado de calamidade em saúde pública, que a Vigilância Sanitária da prefeitura está ciente do ocorrido e o comerciante poderá ser autuado. Os policiais verificaram nas câmeras do olho vivo e constataram que as imagens que circulam no whatsapp se trata do fato na noite de ontem (18).
“A Polícia Militar, após a prefeitura fazer a autuação, vai solicitar com que o Ministério Público promova a ação judicial em desfavor do comerciante que promoveu o evento”, afirmou o tenente.
Segundo o oficial, na noite ontem a polícia não recebeu nenhuma solicitação referente à aglomeração de pessoas, apenas sobre a perturbação do sossego que estava sendo causada por motociclistas que estavam acelerando os veículos na rua em frente ao local.
Um denunciante relatou à reportagem que nesta praça havia cerca de cinco lixeiras públicas, que elas foram arrancadas pela própria prefeitura que ficou de instalar outras desde o carnaval do ano passado.
A reportagem tentou contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Santa Bárbara, mas, devido ao fim de semana, não conseguiu obter informações de quais serão as providências a serem adotadas sobre o caso.