A ordem de serviço para início das obras de pavimentação da estrada entre Ipoema e Senhora do Carmo foi assinada no último sábado (29), em evento na localidade de duas pontes. Com grande presença da comunidade dos dois distritos, o documento foi oficializado pelo prefeito Marco Antônio Lage e pela secretária municipal de Obras, Transportes e Trânsito, Elaine Mendes, além de representante da Pavotec, empresa vencedora da concorrência pública.
A presença da comunidade no evento de assinatura é compatível com a ansiedade dos distritos para o asfaltamento da estrada. O último grande investimento público na ligação entre as localidades foi justamente as duas pontes construídas na área onde a ordem de serviço foi oficializada. Isso há 55 anos. Agora, a expectativa é de que o asfalto impulsione atividades como o turismo e o agronegócio e facilite o escoamento de mercadorias e o deslocamento dos moradores, além de mitigar o problema da poeira que impacta diretamente na qualidade de vida das comunidades vizinhas.
A ordem de serviço assinada é no valor de R$ 54.451.468,81, com prazo estimado de 450 dias de obras. A complexidade do processo e os impactos da estrada foram enfatizados pela secretária Elaine Mendes durante discurso na solenidade do último sábado. “Essa assinatura de agora é fruto de muitos dias e noites de trabalho sério e honesto, de uma equipe comprometida e entendedora da dimensão dessa entrega”, iniciou a titular da SMOTT. “Hoje é um dia muito importante para os distritos de Ipoema e Senhora do Carmo e toda a mobilização que a gente vê aqui neste evento dá a exata dimensão do feito histórico que é o asfaltamento da estrada”, completou.
Já o prefeito Marco Antônio Lage destacou os acréscimos para o desenvolvimento social e para a economia proporcionados pela pavimentação. Ele relembrou a inauguração das duas pontes e projetou que mais de mil empregos poderão ser gerados no futuro naquela região devido à facilitação do acesso. “Estamos em uma das regiões mais bonitas de Minas Gerais, uma estrada que contorna o Parque Estadual da Mata do Limoeiro. Sem dúvidas, trará oportunidades para o turismo, além das atividades rurais, que terão acesso melhorado para escoar a produção e fazer aquisições. É uma obra importante, uma obra necessária e que há décadas é aguardada pela população”, disse o prefeito.
Nos próximos dias, a empresa responsável pelas obras inicia os trabalhos de preparação, com mobilização de trabalhadores, montagem de canteiro de obra, instalação de equipamentos e piquetagem.
A solenidade de assinatura contou com a presença do prefeito de Santa Maria de Itabira, Reinaldo Santos, e dos vices-prefeitos de Itambé do Mato Dentro, Newton Rogério Pena, e de Bom Jesus do Amparo, Vicente Ribeiro, além de vereadores itabiranos e secretários municipais.