A Prefeitura de Itabira, por meio da Vigilância Sanitária e em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais, realizou uma operação de fiscalização na Vila Amélia, na última semana, após denúncia anônima sobre a produção e comercialização irregular de bebida alcoólica. A ação resultou na apreensão e inutilização de grande quantidade do produto, que estava sendo comercializado sem registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Durante a fiscalização, os agentes encontraram diversos recipientes inadequados para o armazenamento da bebida, como contêineres IBC, bombonas plásticas e garrafas PET reutilizadas. Também foram localizados tonéis de madeira usados para o envelhecimento da cachaça. Segundo o responsável pelo material, a produção ocorria em um imóvel rural no município de Ferros e o produto era transportado para ser vendido em Itabira.

Além do uso de embalagens reaproveitadas sem comprovação sanitária, os rótulos das bebidas estavam incompletos, desrespeitando as exigências legais quanto à rotulagem de produtos alimentícios. A Vigilância Sanitária, com apoio de fiscais da Posturas da Prefeitura, procedeu com a apreensão e inutilização imediata das bebidas, a fim de evitar a comercialização e o consumo.
O coordenador da Vigilância Sanitária ressaltou que a prática configura infração grave, sujeita a sanções legais. A ação reforça o compromisso do município com a saúde e segurança da população, além de destacar a importância da fiscalização e do envolvimento da sociedade no combate à produção clandestina de alimentos e bebidas.

A Vigilância Sanitária de Itabira orienta a população que denúncias podem ser feitas pelo telefone (31) 3839-2675.
