São Gonçalo celebra formatura e posse da 1ª turma da Guarda Civil

Cerimônia marca um novo capítulo na segurança pública do município e simboliza o compromisso com a cidadania e a proteção da população

São Gonçalo do Rio Abaixo vive um momento histórico. Na noite desta terça-feira (28), o Centro Cultural foi palco da formatura e posse da 1ª turma da Guarda Civil Municipal (GCM), um marco na área da segurança pública e na consolidação do compromisso da administração com o bem-estar da comunidade.

Criada pela Lei Municipal nº 2.248/2022, a Guarda Civil Municipal é uma instituição de segurança pública de caráter civil, uniformizada e armada, conforme a Constituição Federal e o Estatuto Geral das Guardas Municipais. O município realizou concurso público em 2024 e, após um rigoroso processo seletivo, os aprovados iniciaram o curso de formação em outubro do mesmo ano, concluído em setembro de 2025.

Durante a formação, os novos guardas receberam treinamento teórico e prático em áreas como direitos humanos, legislação, técnicas operacionais e uso de armamento. A corporação nasce com plano de carreira próprio, estrutura sólida e profissionais altamente qualificados — 75% deles com ensino superior e especialização.

O prefeito Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho), paraninfo da turma, destacou o orgulho pela conquista e o significado do momento. Em seu discurso, enfatizou que a criação da Guarda reforça o compromisso de São Gonçalo com o respeito às leis, a cidadania e a segurança.

“O desenvolvimento do município só é completo quando vem acompanhado do cuidado e da proteção das pessoas”, afirmou o prefeito.

Durante a solenidade, Nozinho também realizou a entrega simbólica da chave da viatura oficial ao comandante da Guarda Civil Municipal, Levi Sampaio, marcando o início das atividades da corporação.

Representando a turma, a formanda GCM Martins foi a oradora da cerimônia e emocionou o público ao relembrar a trajetória dos guardas desde o início do processo seletivo, expressando gratidão aos instrutores, familiares e à administração municipal pelo apoio e confiança.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas; o delegado regional da Polícia Civil, Diogo Luna Moureira; o secretário de Governo, Rodrigo da Fonseca Marques; o comandante da GCM, Levi Sampaio; o comandante do 2º Pelotão da Polícia Militar de Minas Gerais em São Gonçalo, 1º Tenente Winder Luiz Cassimiro; o comandante do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar, 2º Tenente Anderson Ferreira dos Santos; e a comandante da Guarda Civil de Contagem e presidente do Conselho de Comandantes de Guardas Municipais de Minas Gerais, Anita de Carvalho.

Com a posse da Guarda Civil Municipal, São Gonçalo do Rio Abaixo dá mais um passo importante rumo a uma cidade mais segura, moderna e preparada para o futuro, fortalecendo a integração entre as forças de segurança e o poder público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *