A tradicional festa da Padroeira Nossa Senhora do Carmo reforça a vocação religiosa do distrito de Itabira. Com muita fé, os fiéis contarão este ano com uma programação extensa que vai do dia 7 a 16 de julho. As celebrações acontecem durante toda a semana com a novena, leilão de gado, quermesse, procissão luminosa, oficinas nas escolas do distrito e atrações artísticas. Os shows com artistas locais e nacionais acontecem no adro da Matriz Senhora do Carmo e também no campo. A cantora Luciana Oliveira e a banda Rasta Chinela fecham o evento.
A realização da festa é uma parceria entre a Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e a Paróquia Nossa Senhora do Carmo.
No primeiro dia do evento, na sexta-feira (7), tem início a novena com celebração eucarística na Matriz, logo após acontece o cortejo de marujos com levantamento da bandeira de Senhora do Carmo e ainda tem quermesse no salão paroquial.
Durante toda a semana a programação conta com celebrações, quermesse e novena. Na sexta-feira (14), começam as atrações artísticas e shows. Após a novena, o grupo de quadrilha Perecolândia fará uma apresentação no adro da igreja e finalizando a noite tem show com a dupla Wesley e Elson.
No sábado (15), é o dia da tradicional procissão luminosa, que atrai um grande número de fiéis. O trajeto vai da entrada do distrito até a igreja matriz. A procissão é acompanhada pela Banda Euterpe Itabirana. Na chegada dos fiéis será celebrada a eucaristia. A partir das 21h, no campo, é a vez da música tomar conta da festa. A cantora Luciana Oliveira começa a apresentação da noite, seguida pela banda Rasta Chinela.
O último dia da festa será no domingo (16), com missas em diversos horários e uma missa campal, com celebração às 15h. Um show com a dupla itabirana Sérgio e Delson encerra as atrações.
Veja abaixo a programação completa:
Ver essa foto no Instagram