O “Sofá na Rua” conhecido por sua abordagem colaborativa e economia solidária na promoção cultural, une-se à SEDA — Semana do Audiovisual”, um festival que percorre diversas cidades do Brasil e da América Latina.
O “Sofá na Rua” é uma iniciativa que visa fortalecer a cadeia produtiva cultural, ocupando espaços públicos com diversas manifestações artísticas, enquanto a “SEDA”é reconhecida por sua integração do cinema e das linguagens multimídia em uma programação diversificada.
Durante essa semana especial, uma série de atividades será realizada, começando com mostras cinematográficas em escolas da rede pública, onde serão exibidos filmes com temáticas sociais e ambientais relevantes. As sessões serão seguidas por debates ou atividades pedagógicas, promovendo a reflexão e a troca de ideias entre os alunos e espectadores.
Além das exibições escolares, o projeto contempla também a exibição de curtas, documentários e longas-metragens no Espaço Livre de Artes LAMOCA, proporcionando momentos de aprendizado e interação entre o público.
Nouara Monteiro, musicista, ‘fazedora’ cultural e uma das executoras do projeto, destaca a importância do “Sofa na Rua recebe a SEDA”:
“O Sofá na Rua é um potente transformador dos espaços públicos e abrange múltiplas linguagens artísticas. Receber a SEDA é a abertura para o fomento da linguagem audiovisual e circulação de obras cinematográficas na cidade. Nos inspirar, trocar experiências e ideias, tendo como partida o audiovisual.”
O destaque vai para essa edição especial de encerramento da semana “Sofá Recebe a SEDA” que contará com oficinas técnicas, cobertura ao vivo em parceria com a rede Fora do Eixo, exibições cinematográficas, dança, música, feira de artesanato e comida de rua.
A programação diversificada e acessível visa proporcionar acesso à cultura e promover a reflexão sobre questões sociais e ambientais, enriquecendo o aprendizado do público e fomentando a empatia em relação às causas sociais urgentes do país.
O “Sofá Recebe a SEDA”é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, com produção do LAMOCA. Para mais informações e detalhes sobre a programação, acompanhe as redes sociais do Sofá na Rua.
Todas as atividades serão gratuitas e ocorrerão ao longo de cinco dias.