Menu

Portal de Notícias

Vale afirma ter executado 81% do acordo de reparação por Brumadinho

Além disso, a Vale mantém o foco na segurança de barragens, sem nenhuma estrutura em nível máximo de emergência

Na comunidade do Córrego do Feijão, estão sendo desenvolvidas ações de incentivo ao empreendedorismo - Crédito: VD Engenharia

A Vale informou que alcançou, até dezembro de 2025, 81% de execução econômica do Acordo Judicial de Reparação Integral pelos danos causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho. As ações incluem recuperação socioambiental, garantia de abastecimento hídrico, diversificação econômica e investimentos contínuos na segurança de barragens. No mesmo período, o programa de descaracterização de estruturas a montante eliminou 19 das 30 barragens previstas, e a empresa deixou de ter barragens em nível máximo de emergência.

O pagamento de indenizações segue como prioridade, com mais de 17,5 mil pessoas contempladas e R$ 4 bilhões pagos em acordos cíveis, extrajudiciais e trabalhistas, fora do escopo do Acordo assinado em 2021. A reparação também envolve projetos definidos com participação popular, que já resultaram na entrega de equipamentos para saúde, agricultura, Defesa Civil, geração de energia solar e capacitação profissional.

Trabalho de recuperação ambiental na área do Remanso 2, no Ribeirão Ferro-Carvão – Crédito: VD Engenharia Visual

Na frente de diversificação econômica, a Vale destaca investimentos no turismo, agricultura e conectividade digital, incluindo o Programa de Turismo de Brumadinho — premiado nacionalmente —, fomento à produção rural, implantação de um Parque de Desenvolvimento Econômico e ampliação da cobertura 4G em todo o município.

As ações ambientais incluem recuperação de áreas atingidas, com 240 hectares restaurados e mais de 300 mil mudas nativas plantadas, além do avanço na dragagem do Rio Paraopeba e monitoramento contínuo da água e da biodiversidade. Segundo a empresa, os indicadores ambientais apresentam resultados semelhantes aos registrados antes do rompimento.

Enquanto a recuperação do rio segue em andamento, a Vale mantém o fornecimento emergencial de água, com 4,4 bilhões de litros entregues, perfuração de poços, construção de sistemas de tratamento e obras de abastecimento que beneficiam cerca de 5 milhões de pessoas na Região Metropolitana de Belo Horizonte e na Bacia do Paraopeba.

Leave a Reply

Sair da versão mobile