A pandemia da Covid-19 pegou o mundo todo de surpresa. Em janeiro de 2020 ninguém imaginava que o planeta iria parar e sofrer tantas perdas. Em todo o mundo, a preocupação passou a ser a mesma: evitar que a doença matasse mais pessoas.
Os efeitos sociais, econômicos e psicológicos da pandemia também demonstraram ser mortais. Economias fortes como as da Europa e os EUA sentiram o choque, que a doença provocou nos mercados. Nos países periféricos isso foi ainda mais alarmante.
Ou seja, o desafio de superar a doença e a nova ordem mundial que ela criou exigiu e ainda exige muito esforço coletivo e individual. Os efeitos do isolamento, do medo e da insegurança abalam as estruturas emocionais das pessoas e isso se conecta a uma das pautas mais importantes da contemporaneidade: A SAÚDE MENTAL.
Por isso, neste Setembro Amarelo, mês em que ganha força a campanha pela prevenção ao suicídio, a Câmara de Itabira abraça todas as pessoas em sofrimento psicológico.
Assim como é necessário usar máscara para se prevenir do contágio da Covid-19, é preciso cuidar do campo emocional das pessoas. Esses cuidados não devem ser menosprezados e a qualquer sinal de sofrimento, busque ajuda para você ou alguém próximo. Uma ação simples pode salvar uma vida.
Câmara Municipal de Itabira