Em um importante avanço para a saúde pública e suplementar de Itabira e região, o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) receberá um investimento de R$ 5,5 milhões da mineradora Vale. O anúncio foi feito nesta terça-feira (26), durante evento que reuniu autoridades, lideranças sindicais e representantes do setor de saúde.
A conquista é fruto de articulações iniciadas pelo Sindicato Metabase de Itabira e Região, sob a liderança de seu presidente, André Viana, que também atua como presidente do Conselho Deliberativo do plano de saúde PASA e conselheiro de administração da própria Vale.
Os recursos viabilizarão a implantação de uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com tecnologia de ponta e estrutura para atendimentos em diversas especialidades — com destaque para a área cardiológica, crucial para o atendimento de emergências na região. Além disso, o investimento permitirá a criação de 24 novos leitos hospitalares, aumentando significativamente a capacidade do hospital.
“O HNSD é um hospital histórico, e esse investimento representa mais estrutura, mais vida e mais dignidade para usuários do plano de saúde e também da nossa população que utiliza o SUS. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa construção”, afirmou André Viana, destacando o compromisso social por trás da iniciativa.
Durante o evento, o CEO do HNSD, Alexandre Coelho, celebrou a parceria e agradeceu a intermediação de Viana, que tem atuado de forma estratégica entre o setor empresarial, sindical e a saúde local.
“Não tenho palavras para falar do André Viana. Um amigo que tem comprado o nosso sonho, e isso é muito importante. Um hospital grande e forte reflete em toda a comunidade”, declarou Coelho.
A cerimônia de anúncio contou com a presença de lideranças importantes, como o presidente da Irmandade Nossa Senhora das Dores, Dom Marco Aurélio Gubiotti; o provedor do hospital, José Gerson Querobino; o diretor de Relações Institucionais da Vale, Marcelo Klein; o presidente do PASA, Ricardo Gruba; além de diretores do Sindicato Metabase.