A Receita Federal realizará, na próxima terça-feira (5), um evento histórico em Belo Horizonte para a doação de cerca de R$ 11 milhões em mercadorias apreendidas, a maior já feita em uma única oportunidade no estado. A iniciativa contempla diversos órgãos públicos e instituições sociais, incluindo a APAE de Itabira, que será uma das entidades beneficiadas com os produtos.
O evento acontecerá na sede da Delegacia da Alfândega da Receita Federal na capital mineira e faz parte do Programa Receita Cidadã, que tem como foco a destinação sustentável de bens apreendidos para promover a transformação social.
Entre os itens que serão doados estão smartphones, notebooks, equipamentos médicos e eletrônicos diversos, todos oriundos de uma grande apreensão realizada em maio de 2024 no Aeroporto Internacional de Confins. Na ocasião, além de 200 kg de haxixe, foram apreendidas mais de 39 toneladas de produtos importados irregularmente.
A APAE de Itabira receberá parte dessas mercadorias, que serão incorporadas às atividades da instituição, contribuindo para a melhoria do atendimento oferecido a pessoas com deficiência no município.
Além da APAE de Itabira, outras entidades também serão beneficiadas, como as APAEs de Belo Horizonte e Tiradentes, forças armadas, polícias federal e militar, e órgãos do Judiciário.
A Receita Federal destacou que, entre 2020 e 2024, mais de 4 mil destinações como essa foram realizadas no país, fortalecendo organizações sociais e promovendo a cidadania.