Menu

Portal de Notícias

Brasil vai às urnas neste domingo para escolher presidente e parlamentares

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta que os eleitores levem um documento oficial com foto.

Mais de 158 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar neste domingo (4), no primeiro turno das Eleições Gerais de 2026. A votação ocorre das 8h às 17h, pelo horário de Brasília, e definirá os próximos representantes para diferentes cargos nos poderes Executivo e Legislativo.

Na urna eletrônica, o eleitor fará seis escolhas: deputado federal, deputado estadual ou distrital, dois senadores, governador e presidente da República. Ao todo, estão em disputa 513 vagas na Câmara dos Deputados, 54 no Senado, além dos governos estaduais e da Presidência.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta que os eleitores levem um documento oficial com foto. O título de eleitor não é obrigatório, e o e-Título pode ser utilizado para identificação quando estiver com a fotografia do eleitor disponível.

A Justiça Eleitoral também reforça que o celular não pode ser levado para a cabine de votação. É permitida apenas a manifestação individual e silenciosa da preferência política, enquanto práticas como boca de urna, distribuição de material e manifestações coletivas são proibidas.

Em Minas Gerais, cerca de 16,4 milhões de eleitores estão aptos a participar do pleito. O estado elegerá governador e vice, dois senadores, 53 deputados federais e 77 deputados estaduais.

Após o encerramento da votação, às 17h, começa a divulgação dos resultados e a totalização dos votos. Caso nenhum candidato alcance a maioria absoluta dos votos válidos nas disputas para presidente ou governador, o segundo turno está previsto para 25 de outubro.

Os resultados oficiais podem ser acompanhados pelos canais disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Leave a Reply

Sair da versão mobile