Copasa já gastou R$ 11 milhões para modernizar o abastecimento de Santa Bárbara

A missão é de levar água tratada em quantidade e com regularidade para os os clientes

A Copasa segue com a missão de levar água tratada em quantidade e com regularidade para os seus clientes em Santa Bárbara. E para cumprir com esse compromisso, a Companhia elencou as obras de melhoria e ampliação do sistema de abastecimento de água da cidade como ações prioritárias a serem realizadas. Ao todo, estão sendo aportados cerca de R$ 11 milhões nestas obras, que têm o objetivo de solucionar os eventuais problemas de intermitências na distribuição de água no município.

Dentre as prioridades levantadas nesse empreendimento, que teve início no segundo semestre de 2022 e tem previsão de término para junho deste ano, estão as obras na elevatória de água bruta do rio Caraça, os trabalhos de instalação da nova adutora de água bruta e as intervenções na Estação de Tratamento de Água (ETA) da empresa na cidade.

As obras na elevatória de água bruta do rio Caraça têm o objetivo de revitalizar e ampliar a operação do sistema de captação de água bruta. Os conjuntos motobomba, responsáveis pelo bombeamento do local de captação até a ETA, estão sendo substituídos por modelos mais potentes e eficientes, possibilitando assim o aumento da capacidade de transporte da água captada. Além dos conjuntos, também estão sendo implementadas novas instalações elétricas, montagens hidráulicas e automatização das estruturas.

Outro investimento essencial é a substituição da antiga adutora de água bruta localizada entre o distrito de Brumal e a ETA da Companhia no bairro São José. A nova adutora, que está sendo executada em tubos de ferro fundido e PVC orientado, tem mais de 7.500 metros de extensão, dentre estes, mais de 2.500 já estão em operação, proporcionando um abastecimento mais eficiente e regular.

Também está sendo instalada na Estação de Tratamento de Água (ETA) uma nova estrutura para aumentar a capacidade de tratamento de água do município. Atualmente, a ETA trata cerca de 45 litros por segundo (l/s) e a previsão é que ao término das obras a capacidade de tratamento seja de 80 l/s (um acréscimo de mais de 3 milhões de litros de água por dia). Além do aumento de capacidade de tratamento, também está sendo implantada na área da ETA uma Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR), que serve para mitigar o lançamento de resíduos gerados nos filtros da ETA no corpo hídrico.

“Estamos trabalhando em diversas frentes no sistema de abastecimento de água de Santa Bárbara para acabarmos com as eventuais intermitências no abastecimento e proporcionarmos mais qualidade de vida para todos. Temos um compromisso com o poder público e com todos os cidadãos que residem nesta cidade em proporcionarmos o melhor serviço que a Copasa pode oferecer e esperamos que em breve todos as pessoas desta cidade possam usufruir destas melhorias”, disse o gerente da Unidade de Serviço de Expansão Leste, Fabricio Fidelis.

Além dos benefícios para a qualidade de vida, essas obras também servirão como um incremento para a renda da cidade, com a geração de 20 vagas temporárias de emprego, e a movimentação da economia com a aquisição de materiais no comércio local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *