Furto de cabos em estação pode deixar bairros sem água em Itabira

Estação Três Fontes foi alvo de criminosos nesta madrugada

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Mais uma vez as estruturas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira foram alvo de vandalismo. Durante a madrugada de hoje (17), o painel elétrico do poço 01 da  Estação de Tratamento de Água (ETA) Três Fontes teve cabos furtados. Com isso, o abastecimento em 16 bairros podem ser prejudicado: Alto Boa Vista, Alto Pereira, Caminho Novo, Giannette, Moinho Velho, Pará, 14 de Fevereiro, Vila Amélia, Vila Cisne, Vila Paciência, Vila São Joaquim e Vila Técnica do Areão.

 A previsão é que o abastecimento gradativo nestes bairros inicie-se durante a tarde. A Polícia Militar foi acionada e um boletim de ocorrência está sendo confeccionado. Vale lembrar que a depredação do patrimônio público é um ato que não causa prejuízo somente ao município, mas a toda a sociedade. Os crimes são passíveis de punição, de acordo com a Lei nº 2.848/40, artigo 163, que prevê detenção de seis meses a três anos e multa.

O Saae condena veementemente todo e qualquer ato de depredação ao patrimônio público e trabalha para restabelecer o abastecimento de água nos bairros afetados.

Parada programada

Também nesta quarta-feira (17) acontece a interrupção do fornecimento de água pela Vale para os sistemas Chacrinha e anel hidráulico. A previsão é que o abastecimento gradativo inicie-se após às 12h.

Como todo o sistema de abastecimento de Itabira é interligado, esta ação interfere no abastecimento em toda a cidade. Manobras para amenizar o risco de desabastecimento são realizadas pelo Saae ao longo do dia.

Orientações

O Saae orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios. De acordo com a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todo imóvel deve possuir caixa d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas.

Quanto às soluções alternativas de abastecimento, é importante ressaltar que a Resolução nº 132 da Arisb-MG estabelece que a autarquia deverá prover fornecimento de emergência às instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do serviço for superior a 24h.

Atendimento ao cliente

O Saae orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios. O Serviço de Atendimento ao Cliente do Saae é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas e a ligação é gratuita. Ao ligar, o cliente deve ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.Outra opção é entrar em contato pelo WhatsApp, pelo número (31) 3839-1330.

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