O governador Romeu Zema foi um dos homenageados, nessa quarta-feira (27/11), com a Medalha Italia Affari, honraria concedida a personalidades italianas e brasileiras, tanto do setor público quanto privado, que tenham desempenhado um papel relevante no desenvolvimento econômico do estado.
Ele recebeu a medalha das mãos do presidente da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, Valentino Rizzioli, e da cônsul da Itália em Belo Horizonte, Nicoletta Gomiero, e salientou o trabalho que o Governo de Minas tem desempenhado em estabelecer boas relações comerciais com parceiros internacionais.
“A atração de investimentos tem sido um grande objetivo, não somos passivos, não ficamos esperando o investidor chegar. Vamos ao mundo todo mostrar que Minas Gerais tem ótimas oportunidades”, enfatizou Romeu Zema.
A medalha é entregue desde 2005 pela Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, organização sem fins lucrativos, fundada em 1995 e vinculada ao governo italiano, que tem como objetivo promover relacionamentos e negócios entre Minas e Itália.
“O governador Romeu Zema é um exemplo de visão estratégica pela modernização do estado. Sob a orientação e a liderança dele, nos últimos dois anos, as relações comerciais de Minas, especialmente com a Itália, têm sido ainda mais forte, em uma dinâmica inovadora entre os setores público e privado”, observou a cônsul italiana em Belo Horizonte.
Além do governador, este ano as homenagens foram concedidas à vice-presidente do Grupo Sada, Daniela Medioli, ao presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio Lima, e ao presidente do BMG, Ricardo Guimarães.
“Este evento reconhece as personalidades que contribuíram, de forma significativa, para o fortalecimento das relações econômicas, culturais e empresariais entre Itália e Brasil”, registrou Valentino Rizzioli.
Em 2024, o serviço exterior italiano no Brasil comemora o 150º aniversário da imigração italiana no país. Este ano, Minas Gerais assinou uma Declaração Conjunta com a região de Vêneto, em que manifestam o interesse de prosseguir com a proposta de assinar um Memorando de Entendimento (MoU) entre as duas regiões, que possuem similaridades e potencialidades de cooperação.