O Governo de Minas Gerais iniciou nesta semana o Curso de Formação de Soldados (CFSd) 2025, que marca o ingresso de mais de 3 mil novos integrantes à Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O vice-governador Mateus Simões participou do seminário de ambientação realizado em Belo Horizonte, destacando a importância da renovação e ampliação do efetivo da corporação.
Aprovados no concurso público realizado no segundo semestre de 2024, os novos soldados passarão por um curso de nove meses, em tempo integral. A formação será conduzida por 106 turmas, distribuídas entre a Escola de Formação de Soldados (EFSd), na capital, e companhias de Ensino e Treinamento no interior do estado.
“Fico muito satisfeito com a oportunidade de termos hoje quase 3 mil alunos iniciando a integração com as forças de segurança. Isso representa cerca de 9% de todo o nosso efetivo”, destacou Simões. Ele também ressaltou que, desde o início da atual gestão, mais de 10 mil policiais já foram incorporados, com previsão de alcançar 30% do efetivo total até o fim de 2025.
Entre 2019 e abril de 2025, a PMMG recebeu aproximadamente R$ 895 milhões em investimentos, incluindo a aquisição de viaturas, armamentos, equipamentos e tecnologia. Para 2025, estão previstos mais R$ 68,8 milhões destinados ao fortalecimento da segurança pública no estado.
A formação dos novos soldados inclui disciplinas teóricas e práticas sobre segurança pública, direito, mediação de conflitos, patrulhamento e atendimento pré-hospitalar de combate. Ao final do curso, os alunos serão incorporados ao efetivo com capacitação técnica e tática para atuar na prevenção e repressão ao crime.
O seminário de ambientação contou com a presença de autoridades da PMMG, incluindo o chefe do Estado-Maior, coronel Maurício José de Oliveira, que afirmou: “É um processo de formação extremamente técnico e profissional, um investimento do Governo de Minas na segurança da população”.
Entre os alunos, destacam-se histórias como a dos irmãos Alexandre Guimarães e Gabrielle Sá, ambos aprovados no último concurso. “Sempre sonhei em ser policial, e hoje realizo esse desejo”, afirmou Alexandre. Gabrielle completou: “É uma honra imensurável estar aqui ao lado do meu irmão”.