A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Médio Piracicaba (CISURG-MP) irão inaugurar, no dia 04 de setembro, em Itabira, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) Regional Médio Piracicaba. A cerimônia ocorrerá na sede da instituição.
O diretor da GRS Itabira, Maurício Geraldo Marques, ressaltou que a implantação do SAMU Regional é um compromisso do governador Romeu Zema com a região. O governador solicitou ao Secretário Estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, que acompanhasse todo o processo de implantação do serviço, visando à ampliação da Rede de Urgência e Emergência no território.
“O Samu é um sonho para todo o território, pois qualifica o resgate de usuários em situações de urgência, ao mesmo tempo em que regula o atendimento, levando o paciente ao local correto no menor tempo possível e utilizando, se necessário, aeronaves nos resgates”, destacou Maurício Marques.
O prefeito de Itabira e presidente do CISURG-MP, Marco Antônio Lage, ressaltou a importância do projeto, destacando que a iniciativa representa um marco na saúde regional. Segundo ele, as bases descentralizadas do SAMU trarão mais eficiência, um maior número de vidas salvas e um cuidado mais próximo da população.
As novas bases, instaladas nos municípios de Rio Vermelho, Ferros, São Domingos do Prata, Barão de Cocais, João Monlevade, Guanhães e Itabira, garantem melhor estruturação e mais agilidade no atendimento. Cada base foi planejada para reduzir o tempo de resposta em situações críticas, funcionando como pontos estratégicos de apoio às ambulâncias e às equipes multiprofissionais do SAMU 192.
Repasses e custeio
O Diretor Regional de Saúde também destacou o empenho do vice-governador, professor Mateus Simões, que, por meio de seu gabinete, desempenhou papel fundamental na articulação e agilidade na aprovação do convênio e da verba destinada à implantação e custeio do serviço.
Em dezembro de 2023, o governo estadual repassou R$ 9.976.353,46 (nove milhões, novecentos e setenta e seis mil, trezentos e cinquenta e três reais e quarenta e seis centavos) ao Consórcio Intermunicipal de Saúde, por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, visando à execução do serviço. O consórcio assinará um contrato com o Estado, no qual o governo estadual aportará recursos para o custeio do serviço. A divisão do custeio será tripartite, com os encargos sendo compartilhados entre os municípios, o Estado e a União, sendo que o governo estadual ficará responsável pela maior parte do financiamento, garantindo a operação adequada do serviço.
Confira o cronograma de inaugurações das bases:
26/08 – 11h | Rio Vermelho
26/08 – 16h30 | Ferros
27/08 – 15h | São Domingos do Prata
28/08 – 11h | Barão de Cocais
28/08 – 15h | João Monlevade
01/09 – 15h | Guanhães
04/09 – 15h30 | Itabira (sede do CISURG-MP)
Como funcionará o CISURG Médio Piracicaba
O CISURG-MP será responsável pela gestão plena do SAMU Regional. A Central de Regulação, localizada em Itabira, receberá as chamadas pelo número 192 e acionará a equipe mais próxima da ocorrência, garantindo uma resposta rápida e eficiente, independentemente da cidade onde o cidadão se encontre.
O SAMU contará com 11 ambulâncias, sendo três delas de suporte avançado, e prestará atendimento em 27 cidades, com bases descentralizadas em Barão de Cocais, Ferros, Guanhães, Itabira, João Monlevade, São Domingos do Prata e Rio Vermelho. As operações serão coordenadas pela Central de Regulação, sediada em Itabira, garantindo o funcionamento integrado do sistema.
Municípios que compõem o CISURG Médio Piracicaba
Na microrregião de Saúde de Guanhães, fazem parte os municípios de Carmésia, Dom Joaquim, Dores de Guanhães, Guanhães, Materlândia, Rio Vermelho, Sabinópolis, Senhora do Porto e Virginópolis.
Na microrregião de Itabira, os municípios integrantes são Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Catas Altas, Ferros, Itabira, Itambé do Mato Dentro, Morro do Pilar, Passabém, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Gonçalo do Rio Abaixo e São Sebastião do Rio Preto.
Já na microrregião de João Monlevade, os municípios que compõem são Bela Vista de Minas, João Monlevade, Nova Era, Rio Piracicaba e São Domingos do Prata.
Por ASCOM/GRS Itabira