Menu

Portal de Notícias

Itabira entra no clima da folia com o Pré-Carnaval 2026 a partir de 5 de fevereiro

Neste ano, o evento traz como tema “A cor dessa cidade”

Itabira começa a se preparar para a festa mais popular do país a partir do dia 5 de fevereiro, com a abertura oficial do Pré-Carnaval 2026. Neste ano, o evento traz como tema “A cor dessa cidade”, proposta que celebra a identidade cultural itabirana por meio da música, da arte e da ocupação criativa dos espaços públicos.

Consolidado no calendário cultural do município, o Pré-Carnaval reafirma o Carnaval como uma manifestação popular, democrática e diversa, conectada às histórias, memórias e afetos da cidade. A programação valoriza especialmente a força dos blocos locais, que dão o tom da folia com irreverência, criatividade e intensa participação coletiva.

Entre os destaques da edição 2026 estão os blocos Madalena Não Gosta de Poema, Altamente, E Agora Meu Fí, Calangodum, Bloco do Cemitério, Dinossauros Rock, Pedrinha que Brilha, Filhos de Nandy e Todas Fridas, que participa pela primeira vez do circuito. Também integram a programação grupos convidados e atrações musicais, ampliando a diversidade de ritmos e expressões artísticas presentes na festa.

Com atividades pensadas para públicos de todas as idades, o Pré-Carnaval “A Cor Dessa Cidade” reúne desfiles de blocos, shows, apresentações culturais e intervenções artísticas. Os cortejos percorrem ruas do centro da cidade e seguem até o palco montado em frente à Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), na avenida Daniel Jardim de Grisolia. Os trajetos são planejados para ampliar o acesso à cultura e incentivar a convivência e o uso coletivo dos espaços urbanos.

Para a superintendente da FCCDA, Vanessa Faria, o tema deste ano traduz a essência do município. “A cor dessa cidade representa a pluralidade de ritmos, pessoas e narrativas que constroem Itabira diariamente. A proposta é transformar a cidade em um grande palco de expressão cultural e pertencimento”, destaca. Ela também ressalta o impacto econômico do evento: “Além de promover a cultura, o Pré-Carnaval se destaca há anos como um propulsor da economia local, fortalecendo o uso coletivo da cidade, com segurança e acessibilidade para toda a população”.

O Pré-Carnaval “A Cor Dessa Cidade” conta com o apoio cultural da Cervejaria Ayres e é uma realização da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itabira, reforçando o compromisso com a valorização da cultura popular e a celebração do carnaval de rua no município.

Leave a Reply

Sair da versão mobile