A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e a Prefeitura de Itabira realizam, nesta terça-feira (4), às 19h30, uma escuta pública sobre o Carnaval 2026, aberta a produtores culturais, representantes de blocos carnavalescos e à comunidade em geral. O encontro acontece na sede da FCCDA e tem como objetivo ouvir sugestões, reunir ideias e promover um diálogo aberto sobre a festa mais popular do país.
A proposta é construir, de forma colaborativa, um Carnaval cada vez mais democrático, inclusivo e representativo, valorizando as manifestações culturais locais e fortalecendo os blocos e artistas que dão vida à celebração em Itabira.
De acordo com a superintendente da FCCDA, Vanessa Faria, a participação popular é essencial nesse processo.
“É fundamental que a sociedade participe desse processo. Queremos construir um Carnaval mais acessível, diverso e acolhedor, ouvindo as vozes de quem faz e vive a festa. É dessa troca que surgem as melhores soluções e experiências para todos”, destacou.
A escuta pública integra as ações de planejamento e fortalecimento da política cultural do município, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Itabira e da FCCDA com a gestão participativa e o desenvolvimento do Carnaval como importante manifestação artística e popular da cidade.