Uma operação conjunta do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e das polícias militares e penais de ambos os estados resultou na prisão de dezenas de suspeitos ligados à facção Comando Vermelho na Zona da Mata mineira. A ação, chamada Operação Meetinghouse, começou na manhã desta terça-feira (18) e visa desarticular o tráfico de drogas, armas e homicídios praticados pela organização criminosa.
Ao todo, estão sendo cumpridos cerca de 60 mandados judiciais nos municípios de Tocantins, Ubá, Eugenópolis, Além Paraíba, Rio Pomba e na cidade do Rio de Janeiro. Até o momento, a operação resultou em 28 prisões temporárias, 16 prisões em flagrante, duas prisões preventivas e 27 mandados de busca e apreensão.
Foram apreendidos mais de 400 porções de cocaína, 41 pedras de crack, maconha em diversas formas, armas de fogo, munições, bombas artesanais, dinheiro, celulares, computadores e outros equipamentos usados para o tráfico. Além disso, a justiça determinou a interdição de imóveis e apreensão de veículos e valores financeiros ligados à facção.
Duas pessoas apontadas como líderes da organização criminosa em Minas foram presas no Rio de Janeiro. Outras prisões ocorreram em Tocantins (14), Ubá (8), Além Paraíba (1), Eugenópolis (1) e Rio Pomba (2).
A operação mobiliza cerca de 100 profissionais, entre promotores de Justiça, policiais militares, policiais penais e servidores do Ministério Público. O MPMG informou que a ação tem o objetivo de reduzir a violência e desmantelar a atuação do Comando Vermelho na região.