O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instaurou procedimento para investigar o acionamento de uma sirene da mineradora Anglo American ocorrido na última quinta-feira (12) em comunidades da região Central de Minas Gerais.
O episódio foi registrado na comunidade de São José do Jassém, área que se divide entre os municípios de Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, e atingiu moradores situados em Zonas de Autossalvamento (ZAS) relacionadas à barragem e aos diques da mineradora.
De acordo com o órgão ministerial, as Promotorias de Justiça do Serro e de Conceição do Mato Dentro atuarão de forma conjunta para apurar as circunstâncias do acionamento considerado indevido da sirene. O objetivo é verificar eventuais responsabilidades e avaliar a possibilidade de indenizações às comunidades afetadas.
Assim que foi informado sobre o disparo do sistema de alerta, o MPMG buscou informações sobre a possibilidade de rompimento da barragem e eventual necessidade de evacuação. A mineradora comunicou que a estrutura se encontrava segura. Autoridades foram acionadas e prestaram apoio à população local durante a ocorrência.
O Ministério Público destaca que a reincidência de acionamentos indevidos das sirenes da empresa preocupa. Outros dois episódios recentes já haviam provocado pânico em comunidades da região. Após o primeiro acionamento, registrado em 2020, foram ajuizadas ações civis públicas que resultaram em acordos de R$ 2 milhões por dano moral coletivo e no pagamento de R$ 5 mil por pessoa a título de direitos individuais homogêneos.
No ano passado, um segundo acionamento também foi registrado e segue sob investigação do MPMG. Agora, as apurações sobre o caso mais recente deverão ser incorporadas ao procedimento já em andamento.