A MOSI – Mostra de Teatro de Rua de Itabira encerra sua programação neste domingo, 20 de setembro, com um grande encontro entre tradição, memória, teatro, circo e música. As atividades começam às 16h, com entrada gratuita, na Praça do Pará e no Auditório do Sindicato Metabase.
A abertura do dia será às 16h, no Auditório do Sindicato Metabase, com a palestra “Conversas com Guimarães Rosa”, conduzida pelo ator Gilson de Barros. O encontro aproxima o público do universo de um dos maiores escritores brasileiros e prepara o caminho para o espetáculo “Grande Sertão: Veredas – Riobaldo”.
Na Praça do Pará, a programação contará com a presença dos Congados de Itabira, reafirmando a força da cultura popular, da ancestralidade e das tradições que fazem parte da identidade da cidade.
A Cia Tramp de Palhaços, de Jundiaí, apresenta “Charanga da Tramp”. Quatro palhaços misturam música, acrobacia, mágica e muita palhaçada para recuperar o encanto das antigas bandas de circo. Uma atração divertida e emocionante para crianças, adultos e toda a família.
O ator Gilson de Barros também apresenta “Grande Sertão: Veredas – Riobaldo”. Com direção de Amir Haddad, o espetáculo traz um Riobaldo que revisita suas batalhas, seus amores e sua inesquecível relação com Diadorim. Uma interpretação intensa da obra de Guimarães Rosa, transformando a praça em território de memória, poesia e reflexão.
O encerramento da MOSI será conduzido pelo Samba da Januário, liderado por Fran Januário, de Belo Horizonte. O samba de raiz, a ancestralidade, a representatividade e o encontro entre gerações prometem marcar a despedida desta edição.
O público também poderá visitar a Feira de Artesanato e Economia Criativa, conhecer os trabalhos dos expositores e valorizar a produção local.
Realizada pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Alcântara, por meio da Lei Rouanet, a MOSI transformou Itabira em um grande palco aberto, aproximando artistas, moradores e visitantes por meio de uma programação diversa, gratuita e acessível.
A programação começa às 16h. Chegue cedo, reúna a família, convide os amigos e venha viver o último dia da MOSI. A Praça do Pará espera por você para um encerramento inesquecível.
SERVIÇO
MOSI – Mostra de Teatro de Rua de Itabira
Data: Domingo, 20 de setembro
Início: 16h
Palestra “Conversas com Guimarães Rosa”: 16h, no Auditório do Sindicato Metabase
Demais atrações: Praça do Pará
Entrada: Gratuita
