O secretário de Estado da Agricultura, Thales Fernandes, anunciou oficialmente nesta quinta-feira (7), durante a abertura da 34ª Expocachaça, em Belo Horizonte, uma nova legislação que promete facilitar a produção e comercialização da cachaça mineira.
A medida visa desburocratizar os processos para produtores, garantindo mais competitividade ao setor. A nova Lei nº 25.424, sancionada neste mês, trata da inspeção e fiscalização de produtos de origem vegetal destinados à alimentação humana — o que inclui a aguardente e a cachaça de cana, dois dos produtos mais tradicionais do estado.
Além disso, o secretário anunciou o início da coleta de dados para o Diagnóstico do Perfil dos Empreendimentos de Cachaça de Alambique de Minas Gerais, estudo inédito que será lançado em 2025. O levantamento pretende aprofundar o conhecimento sobre os produtores e suas necessidades, subsidiando políticas públicas ainda mais assertivas.
Expocachaça reúne 250 expositores e espera 25 mil visitantes
A 34ª edição da Expocachaça acontece até sábado (9), no CenterMinas Expo, em Belo Horizonte, com a participação de 250 expositores, ocupando uma área de mais de 12 mil m². A expectativa é atrair 25 mil visitantes e movimentar cerca de R$ 30 milhões em negócios ao longo dos três dias.
A feira, considerada o maior evento do setor na América Latina, conta com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), que participa com um estande institucional de 50 m². No local, o público pode conhecer ações e programas desenvolvidos por órgãos vinculados como Emater, Epamig e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
“A 34ª Expocachaça celebra uma das maiores riquezas culturais e econômicas de Minas Gerais: a cachaça mineira. Já somos o segundo maior exportador de cachaça do Brasil, movimentando mais de US$ 1,9 milhão apenas com exportações”, destacou Thales Fernandes, que reforçou o papel da pesquisa e da regularização dos alambiques no crescimento do setor.
Feira agrega cultura, gastronomia e empreendedorismo
Fundada em 1998, a Expocachaça se consolidou como um importante hub de negócios e cultura, reunindo produtores, distribuidores, exportadores, pesquisadores e amantes da cachaça de alambique. Nesta edição, 210 expositores apresentarão cerca de 2 mil marcas de produtos, insumos e tecnologias da cadeia produtiva.
Além da cachaça, o evento conta com espaços temáticos como o Minas + Doce, que destaca a riqueza da doçaria mineira com doces artesanais, quitandas, queijos, licores, azeites e vinhos. A BrasilBier, feira internacional de cervejas artesanais, também marca presença, com oito estandes dedicados à degustação e promoção de rótulos de cervejarias do Brasil e do mundo.
O idealizador da feira, José Lúcio Mendes, destacou o papel da Expocachaça na valorização do produto mineiro. “Reafirmamos nossa missão de promover a cachaça de alambique, agregando valor ao produto e fomentando negócios em todo o ecossistema”, afirmou.