Na manhã desta terça-feira (29), a Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia Regional de Itabira, deu cumprimento a dois mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão, todos expedidos em decorrência de inquérito policial que apurou um homicídio consumado ocorrido no dia 09 de março de 2025, no bairro Bálsamos.
Na data dos fatos, a vítima foi baleada durante uma festa e levada ao Pronto Socorro Municipal por terceiros, onde foi constatado o óbito. As investigações conduzidas pela equipe da Polícia Civil apontaram que um dos autores, já preso preventivamente por tráfico de drogas e pelo homicídio em questão, foi o responsável pelos disparos de arma de fogo que vitimaram o indivíduo. O inquérito também identificou que a vítima e um segundo investigado (preso nesta data) teriam se dirigido ao local com o intuito de atentar contra a vida de um terceiro indivíduo, em um contexto de disputa entre organizações criminosas.
Ainda, conforme apurado, a disputa se estendeu para parte externa da festa, sendo que o autor já preso, ligado a uma organização rival, efetuou os disparos que resultaram na morte da vítima.
O inquérito policial foi concluído e remetido ao Poder Judiciário, estando agora a cargo do Ministério Público e da Justiça o prosseguimento da persecução penal. O crime de homicídio qualificado, pelas circunstâncias apuradas, prevê pena de até 30 anos de reclusão.
A Polícia Civil de Minas Gerais reitera seu compromisso com a elucidação de crimes graves e com a promoção da justiça e da segurança pública, reforçando que todas as medidas legais cabíveis foram adotadas para garantir a responsabilização dos envolvidos.