Prefeitura beneficia mais de quatro mil famílias com Itabira Voucher

Programa municipal de proteção social atende famílias em situação vulnerável agravada pela pandemia da Covid-19

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A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) contabilizou, até esta quinta-feira (25), 4.363 famílias beneficiadas pelo cartão social emergencial Itabira Voucher – Lei nº 5208 –, implantado pela Prefeitura para auxiliar lares em vulnerabilidade durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O quantitativo soma a primeira remessa aos novos cartões do programa que são liberadas nesta semana àqueles que tiveram os cadastros aprovados.

É importante ressaltar que as inscrições para o programa foram encerradas no dia 19/6 e, de acordo com Maria Marli Oliveira Martins Rosa, secretária da SMAS, até o dia 15/7, os técnicos irão analisar todas as solicitações registradas no banco de dados. “Há famílias ainda sem resposta e esse é o nosso prazo para examinar todos os pedidos. Independente do resultado, todas as solicitações serão respondidas”, garantiu.

A secretária reforçou ainda a importância das pessoas que aguardam retorno do Itabira Voucher ficarem atentas ao telefone de contato cadastrado e aos prazos, pois o processo pode ser cancelado por falta de documentação. “Quem ainda não recebeu resposta, fique atento aos celulares cadastrados, pois os técnicos estão entrando em contato para solicitar informações ou algum documento, além de informar prazos e providências”.

O cartão social oferece um crédito de R$ 200 para ser usado na compra de alimentos, produtos de limpeza, higiene pessoal e gás de cozinha. Estão aptas ao benefício as famílias que moram em Itabira, com renda mensal de até dois salários-mínimos (ou meio salário-mínimo per capita), cujo responsável pela casa esteja desempregado, seja um trabalhador informal e/ou contribuinte individual do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Recarga

Segundo Marli Rosa, as famílias que já possuem o cartão podem mandar uma mensagem com a palavra “recarga” para o aplicativo WhatsApp do seu Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Entretanto, os pedidos de reposição de crédito serão analisados a partir do dia 16/7.

A solicitação de recarga, de acordo com a secretária, será submetida à análise porque o benefício é destinado às famílias que se encontram em vulnerabilidade social por situação de desemprego. Marli Rosa salientou ainda que o tempo desta análise será mais rápido, “já que o cadastro foi aprovado e está completo”.

Divulgação PMI

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