No dia 16 de maio, às 13h30, o Memorial Minas Gerais Vale promove a “Roda de Conversa: Arte, Memória e Educação nas Comunidades” em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG). O evento integra a 23ª Semana Nacional de Museus e será realizado no auditório da Escola Municipal Ioleide Aparecida Pessoa Araújo, com entrada gratuita e acessibilidade em Libras.
A roda propõe debater como museus e instituições culturais podem atuar como espaços de escuta, pertencimento e transformação social, especialmente em contextos de mudanças rápidas. O encontro contará com a presença do artista e professor Marcel Diogo e do Padre Mauro Luiz da Silva, diretor do Muquifu – Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos de BH. A mediação será feita por Liliane Augusta Moreira, educadora bilíngue do Memorial.
O evento faz parte do projeto Memorial Vale Itinerante, que leva atividades culturais para outras cidades enquanto a sede do Memorial passa por obras de renovação em Belo Horizonte. A programação atual também inclui a mostra itinerante “Oriará”, com obras de artistas negros e indígenas.
Com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, a Semana Nacional de Museus 2024 destaca o papel dos museus na valorização do patrimônio imaterial, na inclusão da juventude e no uso de novas tecnologias para ampliar o acesso e a participação social.