Vale realiza reunião pública sobre plano ambiental de mina em Nova Lima

Encontro apresenta avanços nas obras da unidade após o fim da mineração e reforça participação da comunidade na construção de novos usos para o local

vale-promove-rodada-de-negocios-e-feirao-de-empregos-em-cocais-neste-sabado

A Vale promove, nesta quarta-feira (10), às 19h, reunião pública sobre o Plano Ambiental de Fechamento de Mina (PAFEM) da unidade de Águas Claras, em Nova Lima. A mina está localizada na região da Serra do Curral, considerada um dos cartões postais da capital de Minas Gerais. A empresa vai disponibilizar transporte gratuito e os interessados no serviço devem se inscrever aqui. Não é necessário cadastro para acesso ao evento e a entrada é gratuita.

A reunião pública será dedicada à apresentação dos avanços nas obras de fechamento da Mina de Águas Claras que possibilitam a transição segura do território para novos usos. Além disso, serão apresentados os projetos de uso futuro, com espaço aberto para escuta e participação da população.

“O processo de fechamento da Mina de Águas Claras segue os mais rigorosos padrões técnicos e ambientais, sempre alinhado às diretrizes legais e às melhores práticas de engenharia internacionais. Nossa prioridade é assegurar a estabilidade, a segurança e a recuperação ambiental da área, preparando o território para novas ocupações que dialoguem com os interesses da sociedade e promovam desenvolvimento sustentável”, ressalta Fabiana Cruz, diretora de Minas Paralisadas da Vale.

Devido à complexidade do terreno, foram desenvolvidas soluções inovadoras para execução de algumas obras, como a utilização de equipamentos teleoperados, a contratação de profissionais alpinistas e o uso de helicópteros para levar materiais até os pontos mais altos da serra. As tecnologias empregadas permitem que as intervenções sejam feitas com precisão e segurança, mesmo em áreas de difícil acesso. O investimento nessas atividades já soma mais de R$ 1 bilhão e reforçam o compromisso da Vale com a segurança e sustentabilidade do território.

Barragem 8B da Mina de Águas Claras foi eliminada em 2019. Crédito da imagem: Divulgação Vale

Mais de 10 mil pessoas ouvidas

Além da contratação de estudos técnicos sobre a vocação da região, a Vale promove, desde 2020, a escuta ativa da sociedade para definição de novas possibilidades de ocupação da Mina de Águas Claras (MAC). Esse processo tem sido fundamental para garantir que os acordos e decisões estejam alinhados aos interesses da sociedade local.
Mais de 10 mil pessoas foram ouvidas nos últimos cinco anos, em mais de uma centena de ações, envolvendo pesquisas de opinião, realização de oficinas, pontos de informação sobre a MAC em praças, parques e outros espaços públicos de Belo Horizonte e Nova Lima e participação em feiras e eventos na região.

A Vale também inaugurou, no fim do ano passado, a Casa Uso Futuro, localizada na Mina de Águas Claras, para receber a comunidade, representantes do poder público e da sociedade civil organizada. Desde sua abertura, mais de 1.400 pessoas estiveram no espaço, que oferece uma imersão na história da mina até os dias atuais e convida o público a refletir sobre o uso futuro do local. A iniciativa busca a construção conjunta de um legado para a região, com geração de valor compartilhado.

Casa Uso Futuro fomenta o diálogo e a construção coletiva de ideias. Crédito imagens: Divulgação Vale

Segundo Luiz Henrique Medeiros, diretor de Territórios e Uso Futuro da Vale, o fechamento da Mina de Águas Claras representa mais do que o fim de um ciclo minerário: é o início da construção de um novo futuro pautado em diálogo permanente com a comunidade.

“Nosso compromisso é transformar essa área em um espaço de oportunidades, preservação ambiental e valorização cultural. Parcerias já realizadas neste ano, que viabilizaram a ampliação do Parque da Serra do Curral e que visam a instalação de novos projetos, como um Bike Park, um polo agrícola sustentável e um hotel-escola de gastronomia, mostram que é possível ressignificar o território, criando benefícios sociais e econômicos duradouros. Queremos que cada morador se sinta parte desse processo e ajude a escrever esse novo capítulo da história da MAC”, afirma Medeiros.

A Mina de Águas Claras foi desativada em 2002 e está sob a gestão da Vale desde 2006, após aquisição da MBR. Com área total de 19 milhões de metros quadrados (m²), a unidade abriga 12,25 milhões de m² de áreas verdes protegidas, como a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata do Jambreiro, além de reservas e áreas de proteção permanentes pertencentes a biomas como cerrado, campos rupestres e florestas estacionais em diversos estágios de recuperação.

Mata do Jambreiro, unidade de conservação mantida pela Vale, ocupa quase metade do território da Mina de Águas Claras. Crédito imagem: Ricardo Teles

Serviço

Reunião Pública do Plano Ambiental de Fechamento da Mina de Águas Claras
Data: 10 de setembro de 2025 (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Mina de Águas Claras
Endereço: Av. Dr. Marco Paulo Simon Jardim, Nova Lima
Transporte gratuito para a audiência pública, mediante inscrição aqui

Divulgação Vale S.A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *