André Viana em despedida endossa projeto para o futuro da mineração

andre-viana-em-despedida-endossa-projeto-para-o-futuro-da-mineracao

O vereador André Viana Madeira (Patriota) realizou ontem (22), o seu último discurso na tribuna da Câmara Municipal de Itabira. Em clima de emoção pela despedida (ele não se candidatou à reeleição) iniciou sua fala agradecendo a Deus, família, amigos e destacou os trabalhos da sua assessoria durante os quatro anos na legislatura.

André Viana citou cada vereador da casa e destacou os pontos da amizade que possui com cada um. “Entrei em 2017 de uma maneira e saio agora em 2020 com um profundo aprendizado e sou muito grato a essa Casa Legislativa”. Em seguida foi apresentado um vídeo com as principais ações de seu mandato, entre elas reuniões com ministros, deputados e autoridades.

Futuro da mineração em Itabira.

André também apresentou o futuro da mineração em Itabira, já que a empresa Vale anunciou a exaustão da extração mineral para 2028. Itabira hoje possui cerca de 4.100 pessoas que são funcionários da empresa Vale e 8.000 pessoas empregadas em empresas contratadas.

“Com a descaracterização de barragens, este número poderá saltar para 15.000 empregos. Este é um assunto que se calou por um tempo e deve voltar à reflexão da população”, disse o vereador, que também é presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região.

Ainda de acordo com o vereador e sindicalista, 85% da economia de Itabira gira em torno da mineração e não há, ainda, uma “palavra mágica que do dia para a noite” resolva a sustentação econômica do município, apesar de alguns discursos sobre a necessidade da diversificação econômica.

O vereador apresentou o projeto Serra da Serpentina, enaltecendo a importância dele para a cidade. De acordo com estudos, a região distante 87 quilômetros de Itabira, possui reservas minerais como as de Itabira em 1962. Localizada entre Morro do Pilar, Conceição do Mato Dentro e Itabira, a serra possui 318 Km², aproximadamente o tamanho do município de Belo Horizonte.

O minério é de alta qualidade, possui 60% de ferro. A proprietária desta região é a empresa Vale S/A, que detém as melhores usinas de beneficiamento de minério do país, situadas em Itabira. “A estrutura mais perto da Serra da Serpentina está em Itabira, que possui todo maquinário necessário para processar toda esta riqueza”, disse André Viana.

Ele falou também sobre os desafios a serem enfrentados: “A mineração sustentável é um dos principais, afinal, é necessário iniciar de vez, o processo de mineração a seco, ou seja, acabar ou ao menos minimizar os impactos da poluição, do risco de destruição social e ambiental, como foi em Brumadinho”.

O transporte utilizado também é um desafio: “Qual a maneira (modal) eficaz e econômica para trazer o minério até Itabira? Ferrovias, tubulação, correias ou transporte terrestre (caminhões)? Em janeiro vamos iniciar uma campanha forte para viabilizar este transporte, o menos impactante possível, seja por correias transportadoras ou pelo modo mais caro, as ferrovias, mas que teria o benefício de ligar as cidades por onde passassem os trilhos”.

A Lei Kandir e o ICMS da mineração também foram lembrados pelo legislador. “A fuga de impostos do Estado e municípios é berrante, por isso a necessidade de revermos a compensação financeira ao Estado e aos municípios”. Por último, “compensar os municípios por meio da taxação da água utilizada na mineração, uma maneira viável de compensar os municípios”.

André citou a possibilidade deste projeto quando lembrou a reativação pela empresa Vale das minas em Ouro Preto, quando serão injetados R$494 milhões. “Lutar pela diversificação econômica de Itabira é necessário sim, mas não nos impede da longevidade de uma mineração sustentável em nossa cidade”, finalizou André Viana Madeira.

História

Eleito em 2016, obteve 1.120 votos. Em processos legislativos foi responsável por 129 indicações, 16 projetos de lei ordinária, 26 de resolução, 68 requerimentos e uma proposta de emenda à Lei Orgânica.

Integrante das Comissões de Defesa do Consumidor; Educação, Cultura Desportos e Lazer; Finanças, Orçamento e Tomada de Contas; Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Agrário; Legislação Participativa; Legislação, Justiça e Redação; Política Urbana e Habitação; Saúde, Saneamento Básico e Meio Ambiente.

Vice-Presidente (2017 – 2018) e Primeiro Secretário (2019-2020)

Divulgação Sindicato Metabase de Itabira e Região

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *