Um homem, de 52 anos, foi preso por receptação ao ser abordado durante uma operação da Polícia Rodoviária Estadual, na noite de ontem (5), transportando cabos de cobre que haviam sido furtados na área da Mineradora Vale e entre outros locais na cidade de Itabira.
Os militares receberam uma denúncia informando que os materiais furtados seriam transportados de Itabira para a cidade de Santa Bárbara, em um caminhão, que seria escoltado por um Fiat Uno, e que o cobre estaria escondido debaixo da carga de sucata.
De posse das informações, os policiais do Grupo Tático Rodoviário (GTR) montaram uma operação para monitorar e abordar o caminhão, que foi parado na altura do km 33 da MG-129, no bairro Chapada. O motorista, ao ser questionado, disse que havia carregado em um depósito de sucatas na cidade, porém não sabia o nome do bairro.
Os militares vistoriaram a carga e localizaram vários cabos de cobre que estavam escondidos em sacos plásticos debaixo da carga de sucata. Os policiais fizeram contato com Mineradora Vale que enviou representante ao local.
Os funcionários da empresa de segurança da mineradora afirmaram que os cabos haviam sido furtados na Vale. Um eletricista esteve no local e afirmou que os cabos são de 10, 35, 120 e 240 milímetros, utilizados em aterramentos, redes de alta tensão para ligar equipamentos de alta voltagem.
Diante do fato, o caminhão foi apreendido com a carga e encaminhado ao pátio credenciado, onde está à disposição da Polícia Civil. O suspeito, preso por receptação, foi apresentado ao delegado para prestar esclarecimentos.