No próximo sábado (3), Itabira voltará para a onda amarela do Programa Minas Consciente, do Governo do Estado, criado para o combate à pandemia do coronavírus. Devido ao retrocesso, alguns estabelecimentos comerciais só poderão funcionar com restrições.
A secretária de saúde, Rosana Linhares, já havia advertido que o município poderia retornar para a onda amarela, devido ao relaxamento do isolamento social e das medidas de prevenção de propagação da doença.
Segundo a prefeitura, desde o início do mês de setembro, a curva de contágio se acentuou devido as aglomerações e até mesmo a realização de eventos clandestinos.
Devido a situação de calamidade em saúde pública, durante os feriados dos dias 9 e 12 de outubro, o município vai adotar uma série de restrições nos espaços públicos da cidade.
As equipes das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Urbano farão barreiras sanitárias para impedir a entrada de visitantes nos distritos de Senhora do Carmo, Ipoema e nas localidades de Boa Vista e Serra dos Alves, locais onde há cachoeiras e balneários.
Onda Amarela
Nesta fase, são permitidos:
Bares (consumo no local);
Autoescola e cursos de pilotagem;
Salão de beleza e atividades de estética;
Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;
Papelaria, lojas de livros, discos e revistas;
Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;
Comércio de itens de cama, mesa e banho;
Lojas de móveis e lustres;
Imobiliárias;
Lojas de departamento e duty free;
Lojas de brinquedos;
Academias (com restrições);
Agência de viagem;
Clubes;
Bibliotecas, museus, galerias, arquivos (com restrições).
Parques estaduais, unidades de conservação, zoológicos e jardins (com restrições).